quarta-feira, 3 de junho de 2009

A cada ano, 220 mil agricultores morrem devido aos pesticidas no cultivo de algodão. Você pode ajudar utilizando o algodão orgânico!

- Um hectare de lavoura de algodão utiliza oito vezes mais agrotóxicos do que um hectare de lavoura de alimentos.- 1 kg de agrotóxicos contamina 1 bilhão de litros de água.- 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou da poluição das águas.- Brasil: 6% do território mundial; 12% da água doce do mundo.

Isso mesmo, 160g de agrotóxicos são utilizados para produzir algodão suficiente para confeccionar uma camiseta que pesa 250g.
A produção de algodão orgânico no Brasil comeceu com a decisão dos próprios agricultores em função de problemas de saúde com o uso de agrotóxicos.
Os agrotóxicos e produtos químicos danosos são eliminados do processo. Os sistemas orgânicos dependem de recursos naturais e contribuem para a saúde do solo e das pessoas.
O que limita um pouco em relação à tendências, é a cartela de cores que o algodão orgânico disponibiliza, que é bem curtinha. Tons pastéis e off-white são as cores disponíveis por enquanto, mas isso é por pouco tempo. Algumas fábricas já estão investindo em uma gama maior de cores através de corantes ecologicamente corretos.
Quanto à produção de algodão orgânico no Brasil, existem, por enquanto, apenas 250 ha de cultivo de algodão orgânico.

A Campanha Eu Visto Consciente, da Ecotece, fez um vídeo para ampliar a consciência dos consumidores quanto ao que está por trás da camisa que se veste.
O Instituto Ecotece adaptou para o português, no Brasil, o vídeo Fibra Ética: Algodão Orgânico, em parceria com a ong Pesticide Action Network - PAN UK.
ASSISTA:
http://ecotece.blogspot.com/2007/09/fibra-tica-algodo-orgnico.html

O algodão é a cultura agrícola que mais polui e mais mata agricultores no mundo. De terras cultiváveis no planeta, a fibra tem apenas 3%, mas contabiliza 25% dos agrotóxicos consumidos no mundo. Por ter a justificativa de que não é alimento, coloca-se no plantio do algodão até oito vezes mais pesticidas do que em lavouras de alimentos. O que pouca gente sabe é que do caroço do algodão se produz óleo comestível e também uma ração para alimentar gado leiteiro, pois o caroço da planta tem uma propriedade que aumenta a quantidade de leite produzido pela vaca. Portanto, indiretamente esse agrotóxico está presente em nossa alimentação.

Nenhum comentário: