terça-feira, 19 de agosto de 2008

MORADIA ECOLÓGICA


Essa foi minha quinta participação em mutirão de terra (05/2008 ipec casa da Lú), deste que fui picada pelo bicho da terra pelos meus mestres FRANCISCO LIMA E EDUARDO ARANHA.
A terra ainda pode ser a principal matéria prima para a construção de moradias ecológicas. São várias as técnicas - muitas milenares - que ainda podem utilizar desta matéria prima amplamente disponível e que não agridem o meio ambiente.É possível construir com qualidade sem depender de blocos de concretos e dos tijolos feitos em olarias industriais e usar terra, palha e outros produtos naturais. Estes são sistemas que podem reduzir o custo de construção para até R$ 150 por m2 de uma média na indústria de em torno de R$ 500/m2.Como terra e palha são amplamente disponíveis, o principal insumo é a mão-de-obra.
O Cob, o Adobe, o Superadobe e o solo-cimento.O Cob é a mistura de solo argiloso, água, pequenos detritos (de pedras), areia e palha de arroz. A construção é feita como uma escultura. O Adobe é composto por blocos de barro, água e palha. É uma técnica milenar utilizada em diferentes partes do mundo. O Superadobe é uma técnica na qual as paredes são construídas a partir de solo dentro de sacas, tornando a parede bem resistente. E, por fim, o solo-cimento, como diz o nome, é solo misturado ao cimento.

Nenhum comentário: