quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PERMACULTURA


A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis. A palavra em si não é somente uma contração das palavras permanente e agricultura, mas também de cultura permanente, pois culturas não podem sobreviver muito em uma base agricultural sustentável e uma ética do uso da terra. Em primeiro nível, a Permacultura lida com as plantas, animais, edificações e infra-estruras (água, energia, comunicações). Todavia, a Permacultura não trata somente desses elementos que podemos criar entre eles por meio da forma em que os colocamos no terreno.O objeto é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis; que supram suas próprias necessidades, não explorem ou poluam e que, assim, sejam sustentáveis a longo prazo. A Permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos e edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área praticamente possível.A Permacultura é baseada na observação de sistemas naturais, na sabedoria contida em sistemas produtivos tradicionais e no conhecimento moderno, científico e tecnológico. Embora baseada em modelos ecológicos positivos, a Permacultura cria uma ecologia cultivada, que é projetada para produzir mais alimentação humana e animal do que seria encontrado naturalmente.Fukuoka, em seu livro The One Straw Revolution (A Revolução de um Fio de Palha), declarou o que é provavelmente a melhor definição da filosofia da Permacultura. Resumidamente, é uma filosofia de trabalho com (e não contra) a natureza; de observação atenta e transferível para o cotidiano, em oposto ao trabalho descuidado; e de observação de plantas e animais em todas as suas funções, em oposto ao tratamento desses elementos como sistemas de um só produto.É sugerido, em ocasiões menos formais, a utilização de aikidô no terreno, rolando com os golpes, transformando adversidade em força, utilizando tudo positivamente. O outro enfoque seria o karatê no terreno, tentando fazê-lo produzir usando a força bruta, atingindo-o com muitos golpes duros. Mas, se atacarmos a natureza, atacamos (e, em última instância, destruímos) a nós mesmos.Acredito que a harmonia com a natureza é possível somente se abandonarmos a idéia de superioridade sobre o mundo natural. Levi Strauss disse que o nosso erro mais profundo é o de sempre julgarmos "mestres da criação", no sentindo de estarmos acima dela. Não somos superiores a outras formas de vida; todas as criaturas vivas são uma expressão de vida. Se pudéssemos ver essa verdade, poderíamos entender que tudo que fazemos a outras formas de vida, fazemos a nós mesmos. Aquela cultura que compreende isso, jamais, salvo necessidade absoluta, destruirá qualquer ser vivo.A permacultura é um sistema pelo qual podemos existir no planeta Terra utilizando a emergia que está naturalmente em fluxo e é relativamente inofensiva; e, da mesma forma, pelo uso de alimentação e de recursos naturais que sejam abundantes, sem destruirmos a vida na Terra. Todas as técnicas para a conservação e a restauração da Terra já são conhecidas; o que não é aparente é alguma nação ou um grupo grande de pessoas que esteja preparando para efetuar a mudança. No entanto, milhões de pessoas comuns estão começando a fazê-la sozinhas, sem a ajuda das autoridades políticas.Onde vivemos é onde deveríamos iniciar algo. Podemos iniciar pela redução do nosso consumo de energia - poderíamos na realidade, viver com 40 % da energia que está usando agora, sem sacrificar nada de valor. Podemos ajustar nossas casas para a eficiência energética. Podemos cortar nosso automóvel, utilizando transporte público ou o dividindo com amigos. Podemos armazenar a água que corre dos nossos telhados em tanques, ou reciclar a água cinza para o sanitário ou para o jardim. Também podemos participar da produção de alimentos. Isso significa que todos precisamos plantar nossas próprias batatas, mas que podemos comprá-las diretamente de uma pessoa que esteja plantando responsavelmente. Na verdade, alguém que organizasse um grupo na vizinhança para a compra cooperativa estaria, provavelmente, realizando mais do que plantando.Em todas as agriculturas permanentes ou, genericamente, em culturas humanas sustentáveis, as necessidades energéticas do sistemas são supridas pelo mesmo sistema. A agricultura moderna de latifúndios é totalmente dependente de energias externas. essa mudança de sistemas permanentes produtivos (onde a terra pertence a todos) para uma agricultura anual e comercial (onde a terra é considerada uma mercadoria), envolve a mudança de uma sociedade de baixo consumo energético para uma de alto consumo, com o uso da terra de uma forma exploradora e destrutiva, com uma demanda de fontes de energia externas, principalmente supridas por países do "terceiro mundo", como combustíveis, fertilizantes, proteína, trabalho e habilidades.A produção agrícola convencional não reconhece e não paga seus custos verdadeiros: a terra é minada em sua fertilidade para produzir grãos e vegetais anuais; recursos não-renováveis são utilizados para apoiar a produção; a terra sofre erosão pelo excesso de animais nela mantidos e pelo cultivo demasiado; terra e água são poluídas com produtos químicos.Quanto as necessidades de um sistema não são supridas de dentro dele, nós pagamos o preço do consumo de energia em poluição. Não podemos mais arcar com os custos verdadeiros de nossa agricultura. Ela está matando nosso mundo, e nos matará.Saindo pela porta dos fundos, tudo de que necessitamos para uma vida boa está nos esperando. sol, vento, prédios, pedras, mar, pássaros e plantas nos cercam.A cooperação com todas essas coisas nos traz harmonia; a oposição a elas, traz desastre e caos.A Ética da PermaculturaÉtica é um conjunto de crenças e atitudes morais em relação à sobrevivência em nosso planeta. Na Permacultura, adotamos uma ética explícita em três áreas: cuidado com o planeta Terra, cuidado com as pessoas e cuidado com a distribuição do excesso de tempo, dinheiro e materiais para atingir esses fins.Cuidado com a Terra significa o cuidado com todas as coisas, vivas ou não: solos, espécies e suas variedades, atmosfera, florestas, micro-habitais, animais e águas. Isso implica em atividades inofensivas e reabilitantes, conservação ativa, uso de recursos de forma ética e frugal, e um estilo de vida correto (trabalhando para criar sistemas úteis e benéficos).Cuidado com a Terra também implica em Cuidado com as pessoas, de forma que nossas necessidades básicas de alimentação, abrigo,aducação, trabalho satisfatório e contato humano saudável sejam supridas. O cuidado com as pessoas sejam uma pequena parte da totalidade dos sitemas vivos do mundo, nós causamos um impacto decisivo neste. Se pudermos suprir nossas necessidades básicas, não necessitaremos da indulgência em grande escala de práticas destrutivas à Terra.O terceiro componente da ética básica de "Cuidado com a Terra" é a contribuição do excedente de tempo, dinheiro e energia para alcançar os objetivos de cuidado com a Terra e cuidado com as pessoas. Isto significa que após terminarmos suprido nossas necessidades básicase projetando nossos sistemas da melhor forma possível, podemos expandir nossas influências e energias para auxiliar outros no alcance desses objetivos.A Permacultura também mantém uma ética da vida, a qual reconhece o valor intrínseco de tudo o que vive. Uma árvore é algo de valor em si mesma, mesmo que não tenha valor comercial para nós. o que importa é que esteja viva e funcional. Está fazendo sua parte na natureza: reciclando biomassa, suprindo oxigênio e dióxido de carbono para a região, abrigando pequenos animais, construindo solo e assim por diante.
fonte: Introdução à Permacultura de Bill Mollison e Reny Mia Slay
Om Shanti
regina

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